12 de fevereiro de 2010

10 Bandas Nacionais c/ Vocal Feminino Que Você Precisa Conhecer

É sábado de Carnaval! Sim, o feriado mais brasileiro do ano está aí, assim como a minha Coluna Musical também.
Seria clichê demais criticar as músicas de carnaval, assim como os temas abordados. Então, prefiro nem tocar nesse assunto que já está "manjado" demais.
Sendo assim, listarei aqui 10 bandas nacionais de vocal feminino que você precisa conhecer; de preferência ainda hoje. Bem, vamos a ELAS:



1 - Ludov: Uma das minhas bandas preferidas; tenho que admitir. Os paulistanos do Ludov, que estão na estrada desde 2002, já possuem 3 discos gravados e um EP, todos de forma independente. Liderada pela bela Vanessa Krongold, a banda encanta com melodias doces e letras muito bem feitas. No melhor estilo "Powerpop", o grupo é uma uma ótima dica para quem gosta de canções numa levada de MPB. Cinco estrelas!



2 - Luisa Mandou um Beijo: Rio de Janeiro, maresia e final de tarde; esses parecem ser os elementos que formam o ambiente delicioso onde se passam as canções da banda carioca Luisa Mandou um Beijo. Com letras intimistas e uma levada bem "Bossa Nova", os dois discos da banda parecem mesmo se passar na Cidade Maravilhosa. Destaque para a belíssima voz de Flávia Muniz, que encanta a cada canção. Recomendadíssimo!



3 - Manacá: Não é a toa que é considerada uma das bandas mais autênticas da cena independente nacional: Manacá inova em sua mistura de rock alternativo com temas e melodias influenciadas pela tradição do folclore nacional. Vocais, letras, ritmos e melodia pra ninguém botar defeito!



4 - Wonkavision: Se eu pudesse resumir a Wonkavision em uma palavra apenas, esta seria: criatividade. Os gaúchos que já estão na estrada há quase 10 anos, conseguem unir boas letras com irreverência e qualidade musical, sempre com um bom humor e irônia afiadíssimos. Os vocais de Manu dão o toque final para esta mistura muito bem feita pela banda. Coisa boa de se ouvir.



5 - Jennifer Lo-Fi: A banda paulistana que está na estrada há apenas 2 anos, já possui destaque na cena independente. Liderada pela talentosíssima Sabine Holler, o grupo se formou através do Myspace (é, isso mesmo!), quando Sabine já chamava a atenção com suas composições em voz e violão. E não é para menos; ouça e descubra.



6 - Claudia Dorei: A apresentadora e DJ do "Programa Novo", da TV Cultura, mostra com o disco "Respire" (2009) o tamanho de seu talento. Claudia também é cantora, compositora e instrumentista da banda de "Trip Hop" que leva o seu nome. Ambientado em uma atmosfera de 'pscicodelia pop', o disco que possue 11 faixas merece atenção especial para cada efeito sonoro.



7 - Trancos e Barrancos: A banda liderada por Ana Pimentel é de São José dos Campos (sim, daqui mesmo!). Formada por grandes amigos (da música e da vida!), a banda joseense está cada vez conquistando mais seu espaço no meio independente. Recomendo a audição das 3 músicas da banda no Myspace; é coisa de primeira!



8 - Coloração Desbotada: anda da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, formada em 2004; idealizada pela cantora e multinstrumentista Lê Almeida. Gravado no próprio quarto de Lê Almeida com um simples microfone de computador, o EP "Eu, eu Mesmo e Vários Beijos Cafeinados" é certamente um dos melhores e mais fiéis trabalhos em Lo-Fi: os vocais sussurrados e ininteligíveis quase somem em meio às microfonias que vazam por todos os lados, onde o enorme número de ruídos parecem até fazer parte das músicas, formando uma atmosfera incrível; quase sempre embalados por batidas e palminhas.



9 - Cansei de Ser Sexy Formada em 2003, a banda paulistana Cansei de Ser Sexy já possui um reconhecimento elevado, inclusive na grande mídia, como na MTV e na Folha de São Paulo, por exemplo. Liderada pela divertida Love Foxxx, o som da banda é uma mistura de rock alternativo com música eletrônica, também conhecido como New Wave/Eletro Punk. Um som rápido, enérgico e cheio de distorções que deu certo. A banda tjá fez turnê internacional por diversos países, como Estados Unidos, Canadá e Japão.



10 - Luxúria: Outra banda do Vale do Paraíba: Luxúria é uma banda de Rock formada desde 2004 na cidade de Jacareí. Liderada por Meg Stock, a banda já possui grande reconhecimento nacional: abriu três shows da banda Evanescence no Brasil, além de fazerem parte da trilha sonora da novela "Malhação", da Rede Globo. Vocais rasgados e um rock rápido e certeiro são as caracteríticas da Luxúria.



Por: Danilo Nogy - @nogy
Esta coluna também está disponível no portal Tremma.

4 comentários:

Thiago Huszar disse...

na minha opnião, acho que faltou Columbia nessa lista! E facilmente poderia ser retirado css, que não me agrada. De qualquer forma, uma ótima lista que vale a pena ser ouvida!

@nogy disse...

Realmente Columbia é uma ótima banda, Thiago... mas como a lista é de apenas 10 bandas, infelizmente esta e muitas outras bandas boas ficaram de fora.
Mas agradeçemos muito sua opinião. Volte sempre!

Abraços,

BOTECO EM PARIS

Asteum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chällis disse...

"coloração desbotada" não consegui acahar a 'cantora' Lê Almeida, só o Leandro Almeida... será que eu fiz confusão??