6 de fevereiro de 2010

Coluna: Bandas que precisam acabar em 2010

Olá, queridos amigos! Após um mês (lê-se janeiro) de descanso e calmaria, cá estou eu novamente, com a coluna de Música mais questionável e polêmica do ano. E, por falar em nisso, este período de repouso foi importante para que eu pudesse refletir e notar que muitas bandas deveriam pendurar as chuteiras neste ano.

É exatamente isso, não sejamos bonzinhos demais: algumas bandas que estão há anos e anos na estrada (e outras nem há tantos anos assim) deveriam pensar seriamente em abandonar os palcos. Ninguém aguenta mais esperar 3 anos por uma nova remasterização esdrúxula de todos sucessos da banda, com uma ou duas faixas inéditas (estas conseguem dar o toque final para o disco evidenciar o fracasso da banda). Afinal, bandas nascem de um "bum!", crescem profissionalmente com sucessões de trabalhos maduros e inovadores e param quando algum destes fatores perdem forças, ou simplesmente quando todos eles parecem sumir. Esta é a "ordem natural das bandas" e protelar o fim só amplia a proporção do fracasso final.

Exagero? Que nada. Vou citar exemplos de bandas que torço diariamente para que se aposentem em 2010, para alegria geral da nação:




Avril Lavigne: rostinho bonito, cabelos coloridos, maquiagem chamativa, meias 3/4 listradas, piercings e jeitão de adolescente rebelde com skate nos pés. Parece ser a fórmula perfeita para um sucesso arrebatador entre os jovens, certo? E foi mesmo. Entre 2002 e 2003, os hits "Complicated" e "Sk8er Boi" ficarem entre as músicas mais tocadas das rádios, dando à "princesa do Pop Punk" diversos títulos importantes, como cinco indicações ao Grammy e premiações no MTV Video Music Awards. Até aí tudo bem. Mas o tempo foi passando, e Avril decidiu bancar a "madura" com o disco "Under My Skin". Fracasso total. E, quando tudo parecia não poder estar pior, Avril lança o álbum "The Best Damn Thing", voltando às origens "rebelde sem causa". Talvez o disco mais "vergonha alheia" dos últimos tempos... Já deu o que tinha que dar, hein Avril?




Bon Jovi: é, talvez você tenha achado que Bon Jovi tenha se aposentado, não é? Bom se fosse!
A banda estadunidense que está na estrada desde 83 é liderada pelo vocalista Jon Bon Jovi, que parece estar mais preocupado com seu visual do que com a música. O hard rock americano já suportou muito tempo, e o álbum "The Circle", lançado no ano passado, foi o fiasco que faltava para fãs, admiradores e odiadores perceberem que Bon Jovi precisa se aposentar em 2010.




Creed: quem não se lembra dos hits "With Arms Wide Open", "My Sacrifice" ou "One Last Breath"? Clipes muito bem produzidos e melodias cativantes levaram o Creed ao estrelato em meados de 1997. Os anos se passaram e em 2004 a banda anunciou uma pausa sem tempo determinado, o que gerou a alegria de muitos (inclusive a minha!). À pedidos de não sei quem, a banda retornou em 2009 com o álbum "Full Circle" (seria coincidência com o nome do disco do Bon Jovi, também de 2009?), decepcionando os que ainda se lembravam que a banda existia. Até quando será que o Creed vai insistir nisso, hein?




Guns N' Roses: a banda liderada pelo briguento Axl Rose, teve muitos momentos de glória e é considerada uma das maiores bandas da história do rock mundial. E não é para menos: a banda que é um ícone do Hard Rock, já vendeu aproximadamente 100 milhões de cópias no mundo todo, sendo 43 milhões apenas nos Estados Unidos. Esta história de fama e glamour, poderia ter tido um final feliz se Axl e seus companheiros decidissem abandonar o barco o quanto antes. Se não bastasse o espaço patético de 15 anos sem produzir um disco, o lançamento de "Chinese Democracy" foi motivo mais que suficiente para tornar o Guns uma das bandas mais chatas da atualidade.




Os Paralamas do Sucesso: seria bondade demais deixar uma banda 'brazuca' de fora desta, não acha? Os Paralamas que possuem formação desde 1977, já lançaram 19 discos, incluindo álbuns de estúdio, ao vivo e coletâneas, receberam diversos prêmios importantes ao longo da carreira, incluindo três Grammys, além de ser considerada uma das mais importantes bandas do rock nacional. Disso ninguém discorda, o fato é: alguém ainda ouve Paralamas do Sucesso hoje em dia? As músicas estão cada vez mais cansativas, com letras pobres e sem a menor criatividade. O último disco, lançado no começo de 2009, intitulado "Brasil Afora" é uma verdadeira decepção nacional. Nenhum single emplacou e, se tudo correr bem, sequer vão lembrar que a banda ainda existe.

Que tenhamos, então, um 2010 repleto de boa música, de preferência, sem nenhuma das bandas aqui citadas. Nossos ouvidos agradecem!


Por: Danilo Nogy - @nogy
Esta coluna também está disponível no portal Tremma.

3 comentários:

barbcel disse...

Quanto aos Bon Jovi, você não faz a mínima ideia do que está a dizer. Pode até nem gostar do último álbum e por causa disso têm de se reformar??? Sinceramente!É das pouquíssimas bandas dos anos 80que se conseguiram aguentar no meio de tanta porcaria que tem vindo a ser feita... têm fãs de todas idades... basta você ir a um concerto deles para perceber isso! Basta ver qual a banda que arrecadou mais dinheiro em concertos o ano passado... investigue um pouco antes de dizer barbaridades!

@nogy disse...

Olá Barbcel.
Bem, no post eu deixei claro o quão Bon Jovi foi uma banda importante e, obviamente ainda é. O que quis dizer é: existem momentos que a banda precisa "se tocar" e parar de tocar, sendo assim, isso é uma opinião muito particular. E tem mais: existem bandas que vão passar mais anos e anos por aí, arrecadando muito dinheiro com shows e "novas coletâneas", mas isto não faz dela uma banda realmente boa para ainda estar atuando, visto que ela não lança nada de inovador e só coloca no mercado as mesmas "marmitas requentadas". Esta é minha opinião, mas respeito a sua!

Abraços,

Nogy - Boteco em Paris

Jess Gontier disse...

Meu.. ctah muito loko??? vc só pode ter usado alguma droga..
Bon Jovi?? Creed?? Paralamas??? Nunca velho.. as bandas tão muito bem obrigada.. Desses ai o unico q eu concordo meeeeesmo eh a Avril.. (e o Guns tipo.. tanto faz.. já que a banda hj eh praticamente "Axl n' Roses".. )