Olá, queridos amigos! Após um mês (lê-se janeiro) de descanso e calmaria, cá estou eu novamente, com a coluna de Música mais questionável e polêmica do ano. E, por falar em nisso, este período de repouso foi importante para que eu pudesse refletir e notar que muitas bandas deveriam pendurar as chuteiras neste ano.
É exatamente isso, não sejamos bonzinhos demais: algumas bandas que estão há anos e anos na estrada (e outras nem há tantos anos assim) deveriam pensar seriamente em abandonar os palcos. Ninguém aguenta mais esperar 3 anos por uma nova remasterização esdrúxula de todos sucessos da banda, com uma ou duas faixas inéditas (estas conseguem dar o toque final para o disco evidenciar o fracasso da banda). Afinal, bandas nascem de um "bum!", crescem profissionalmente com sucessões de trabalhos maduros e inovadores e param quando algum destes fatores perdem forças, ou simplesmente quando todos eles parecem sumir. Esta é a "ordem natural das bandas" e protelar o fim só amplia a proporção do fracasso final.
Exagero? Que nada. Vou citar exemplos de bandas que torço diariamente para que se aposentem em 2010, para alegria geral da nação:
Avril Lavigne: rostinho bonito, cabelos coloridos, maquiagem chamativa, meias 3/4 listradas, piercings e jeitão de adolescente rebelde com skate nos pés. Parece ser a fórmula perfeita para um sucesso arrebatador entre os jovens, certo? E foi mesmo. Entre 2002 e 2003, os hits "Complicated" e "Sk8er Boi" ficarem entre as músicas mais tocadas das rádios, dando à "princesa do Pop Punk" diversos títulos importantes, como cinco indicações ao Grammy e premiações no MTV Video Music Awards. Até aí tudo bem. Mas o tempo foi passando, e Avril decidiu bancar a "madura" com o disco "Under My Skin". Fracasso total. E, quando tudo parecia não poder estar pior, Avril lança o álbum "The Best Damn Thing", voltando às origens "rebelde sem causa". Talvez o disco mais "vergonha alheia" dos últimos tempos... Já deu o que tinha que dar, hein Avril?
Bon Jovi: é, talvez você tenha achado que Bon Jovi tenha se aposentado, não é? Bom se fosse!
A banda estadunidense que está na estrada desde 83 é liderada pelo vocalista Jon Bon Jovi, que parece estar mais preocupado com seu visual do que com a música. O hard rock americano já suportou muito tempo, e o álbum "The Circle", lançado no ano passado, foi o fiasco que faltava para fãs, admiradores e odiadores perceberem que Bon Jovi precisa se aposentar em 2010.
Creed: quem não se lembra dos hits "With Arms Wide Open", "My Sacrifice" ou "One Last Breath"? Clipes muito bem produzidos e melodias cativantes levaram o Creed ao estrelato em meados de 1997. Os anos se passaram e em 2004 a banda anunciou uma pausa sem tempo determinado, o que gerou a alegria de muitos (inclusive a minha!). À pedidos de não sei quem, a banda retornou em 2009 com o álbum "Full Circle" (seria coincidência com o nome do disco do Bon Jovi, também de 2009?), decepcionando os que ainda se lembravam que a banda existia. Até quando será que o Creed vai insistir nisso, hein?
Guns N' Roses: a banda liderada pelo briguento Axl Rose, teve muitos momentos de glória e é considerada uma das maiores bandas da história do rock mundial. E não é para menos: a banda que é um ícone do Hard Rock, já vendeu aproximadamente 100 milhões de cópias no mundo todo, sendo 43 milhões apenas nos Estados Unidos. Esta história de fama e glamour, poderia ter tido um final feliz se Axl e seus companheiros decidissem abandonar o barco o quanto antes. Se não bastasse o espaço patético de 15 anos sem produzir um disco, o lançamento de "Chinese Democracy" foi motivo mais que suficiente para tornar o Guns uma das bandas mais chatas da atualidade.
Os Paralamas do Sucesso: seria bondade demais deixar uma banda 'brazuca' de fora desta, não acha? Os Paralamas que possuem formação desde 1977, já lançaram 19 discos, incluindo álbuns de estúdio, ao vivo e coletâneas, receberam diversos prêmios importantes ao longo da carreira, incluindo três Grammys, além de ser considerada uma das mais importantes bandas do rock nacional. Disso ninguém discorda, o fato é: alguém ainda ouve Paralamas do Sucesso hoje em dia? As músicas estão cada vez mais cansativas, com letras pobres e sem a menor criatividade. O último disco, lançado no começo de 2009, intitulado "Brasil Afora" é uma verdadeira decepção nacional. Nenhum single emplacou e, se tudo correr bem, sequer vão lembrar que a banda ainda existe.
Que tenhamos, então, um 2010 repleto de boa música, de preferência, sem nenhuma das bandas aqui citadas. Nossos ouvidos agradecem!
Por: Danilo Nogy - @nogy
Esta coluna também está disponível no portal Tremma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Quanto aos Bon Jovi, você não faz a mínima ideia do que está a dizer. Pode até nem gostar do último álbum e por causa disso têm de se reformar??? Sinceramente!É das pouquíssimas bandas dos anos 80que se conseguiram aguentar no meio de tanta porcaria que tem vindo a ser feita... têm fãs de todas idades... basta você ir a um concerto deles para perceber isso! Basta ver qual a banda que arrecadou mais dinheiro em concertos o ano passado... investigue um pouco antes de dizer barbaridades!
Olá Barbcel.
Bem, no post eu deixei claro o quão Bon Jovi foi uma banda importante e, obviamente ainda é. O que quis dizer é: existem momentos que a banda precisa "se tocar" e parar de tocar, sendo assim, isso é uma opinião muito particular. E tem mais: existem bandas que vão passar mais anos e anos por aí, arrecadando muito dinheiro com shows e "novas coletâneas", mas isto não faz dela uma banda realmente boa para ainda estar atuando, visto que ela não lança nada de inovador e só coloca no mercado as mesmas "marmitas requentadas". Esta é minha opinião, mas respeito a sua!
Abraços,
Nogy - Boteco em Paris
Meu.. ctah muito loko??? vc só pode ter usado alguma droga..
Bon Jovi?? Creed?? Paralamas??? Nunca velho.. as bandas tão muito bem obrigada.. Desses ai o unico q eu concordo meeeeesmo eh a Avril.. (e o Guns tipo.. tanto faz.. já que a banda hj eh praticamente "Axl n' Roses".. )
Postar um comentário