17 de março de 2011

Saint Patrick’s Day, cerveja e música

Hoje é dia de São Patricio, e não posso imaginar um jeito melhor que este para marcar a minha estréia aqui no Boteco como colunista.

Para quem não sabe, o dia de São Patricio (Saint Patrick’s Day) é a festividade que celebra São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda.

Acontece anualmente, no dia 17 de março. As pessoas vestem-se de trajes verdes e saem às ruas para uma animada caminhada. Algo parecido como uma passeata, que chamam de "Desfile Verde".

No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da cerveja, mas ao longo dos anos foi se firmando como feriado público em diversos países onde a colônia irlandesa é forte.
Esta festa, é repleta de tradições. As maiores delas, são o trevo, a cor verde e o duende.



O trevo
Segundo a lenda irlandesa, São Patrício escolheu o trevo como símbolo da Santíssima Trindade da igreja (Pai, Filho e Espírito Santo) pelo fato de suas folhas serem divididas em três e presas a um único caule.

A cor verde
Originalmente, a cor associada a São Patrício era azul. Com o passar dos anos a cor verde e sua ligação com o dia de São Patrício aumentou. Fitas verdes e trevos eram usados nas celebrações do dia de São Patrício no século XVII. Dizem que São Patrício usou o trevo para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos celtas, com isso, o uso de trevos de três folhas e similares estão intimamente ligados aos festejos. Na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção pública à rebelião. A expressão irlandesa "the wearing of the green" (Vestindo o verde), significa usar um trevo ou então outra peça de roupa em referência aos soldados rebeldes.


O duende (Leprechaun)
Leprechauns são originários da Irlanda e, como os irlandeses, são criaturas um tanto imprevisíveis. Uma hora estão alegres, cantando e assobiando: de repente, ficam arredios e irritados sem causa aparente.
Os leprechauns foram incorporados ao dia de São Patrício conforme o decorrer do tempo, pois trata-se de uma figura folclórica da Irlanda.


Aqui no Brasil esta tradição ainda não possui tanta força, mas devagar as pessoas estão começando a conhecê-la.
Alguns bares oferecem nesta data promoções de Guinness (cerveja típica irlandesa) e também a famosa cerveja verde, que é um dos grandes símbolos desta data.

Um ponto forte deste dia, é a musica tradicional irlandesa. Seja ela a típica musica celta, ou então uma mistura de algum outro estilo com grande influencia da musica irlandesa.
Mesmo existindo muitas bandas assim no exterior, aqui no Brasil ainda vemos poucas que seguem esse estilo.
Algumas que merecem destaque são "Os contribuintes", "Terra Celta" e "Ketamina" (Que ja tive a oportunidade verem se apresentando no Hocus Pocus)



Que apareçam varias outra bandas seguindo este estilo e que sigamos vivendo esse espirito de festa, cerveja e risada! É difícil falar deste dia sem tomar uma bela de uma cerveja gelada para embalar o espírito

Então, ergam todos os seus copos repletos de cerveja verde, e façamos um brinde nesta data especial!


Abraços,

Irio Cezar

2 comentários:

@paocomcerveja disse...

Irião mandou BEEEM (:

Renata Bouchèr disse...

own,parabéns irio,estreiou bem aqui
;)