12 de janeiro de 2010

Charme Chulo - Nova Onda Caipira (2009)



Banda: Charme Chulo
Álbum: Nova Onda Caipira - 2009

Finalmente! É com muito prazer e satisfação que trago aqui o novo disco da brilhante Charme Chulo: "Nova Onda Caipira", lançado no segundo semestre de 2009.
O disco foi gravado em quatro estados diferentes, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, com produção de Alexei Leão e apoio e grandes conselhos de Miranda.
O disco abre com a ousada "Moda do Acerto" que deixará muitos roqueiros (chatos) de cabelo em pé, com o nariz contorcido. Certamente a música mais fiel ao estilo "moda de viola" do disco, conta a história de um ingênuo caipira que é covardemente assaltado numa metrópole; uma história triste e bonita. A segunda faixa é o hit "Fala Comigo, Barnabé!", que já havia sido disponibilizada pela banda no Trama Virtual, além de ter virado um dos melhores videoclipes nacionais que já vi nos últimos anos: refrão "bubblegum" e melodia deliciosamente encantadora. A bela "Três Marias" vem em seguida, munina de um refrão poderoso e uma levada que me lembrou a "Mazzaropi Incriminado", hit do primeiro disco da banda. Mas a música mais fascinante e carismática do disco vem na sequência: "Nova Onda Caipira" consegue criar uma atmosfera musical incrível, em meio a belíssimos coros e batidas que parecem "palminhas" no final da música, falando do "modo caipira de ser"... perfeita.
A irônica e divertida "Brasil Sacanagem" faz uma sarcástica crítica à política nacional, com versos muito bem sacados e hilariamente corrosivos. Com uma levada mais rápida e graciosos "Iê-iê-iê's", "De Hoje Não Passa" abre alas para a romântica balada de "Borboleta de Porcelana". A quase-marchinha "Vida Moderna" vem na sequência, seguida por "Até Dizer Chega", dona de uma melodia caipiríssima, ao lado da cômica "Rádio AM". A melancólica "Galo Maringá" encerra o disco, com uma letra triste e esperançosa ao mesmo tempo.
"Nova Onda Caipira" é mais uma obra-prima do rock nacional que disponibilizamos aqui, onde apenas "ouvir" é pouco. Recomendo que aprecie cada canção e mostre para todos seus amigos, afinal, "sendo Charme ou Chulo é sempre charme..."

01. Moda do Acerto
02. Fala Comigo, Barnabé!
03. Três Marias
04. Nova Onda Caipira
05. Brasil Sacanagem
06. De Hoje Não Passa
07. Borboleta de Porcelana
08. Vida Moderna
09. Até Dizer Chega
10. Rádio AM
11. Galo Maringá



Um comentário:

Anônimo disse...

Foooooooooda esse CD! Lindo!!!!!!!!