20 de janeiro de 2010

Graveola e o Lixo Polifônico (2008)



A nobre Graveola e o Lixo Polifônico é uma banda de Belo Horizonte, Minas Gerais, formada em 2004, composta por Flora Lopes, João Paulo Prazeres, José Luis Braga, Luiz Gabriel Lopes, Marcelo de Podestá e Yuri Vellasco.
O som é uma verdadeira "brincadeira" colorida, com instrumentos que vão de violão à utensílios domésticos. Experimentalismo, Barroco-Beat, Jazz... numa deliciosa atmosfera de MPB, com uma bela porção de samba-rock e um toque de psicodelia pop. Graveola e o Lixo Polifônico não chama a atenção apenas com o nome: as apresentações ao vivo são muito conhecidas por serem extremamente divertidas e, principalmente interativas.
Em entrevista ao "Contramão", Luiz Gabriel explica o porquê do nome da banda: "“Graveola” não tem muito uma explicação, é mais pela sonoridade, foi um insight meio aleatório. E o “Lixo Polifônico” tem origem numa lixeira, propriamente, que o Marcelo Podestá usava para batucar nas nossas primeiras rodinhas de violão, lá pelos 2004 da vida. Se relaciona com uma vontade de buscar sonoridades vindas de coisas não necessariamente “musicais”, instrumentos de brinquedo, coisas que tínhamos à mão nessa época..."
O primeiro disco, homônimo, contém 13 faixas e foi lançado no ano passado com produção de Luiz Gabriel Lopes e Fernando Braga Bozo. Canções que farão você dançar e cantarolar e, nos dias mais tranquilos, deixará você extremamente curioso para descobrir de onde vem cada barulhinho destas canções tão sublimes. Um disco obrigatório para os fãs de Copacabana Café, Luisa Mandou um Beijo, Amplexos, Mombojó, Manacá, e por aí vai...




Banda: Graveola e o Lixo Polifônico
Álbum: Graveola e o Lixo Polifônico - 2008

01. Outro modo
02. Supra sonho
03. Samba de outro lugar
04. Antes do azul (papara)
05. Amacia dureza
06. Ensolarado
07. Dois lados da canção
08. Do alto
09. O quarto 417 (as aventuras de Dioni Lixus)
10. Benzinho
11. Insensatez, a mulher que fez
12. Chico Buarque de Hollanda vai à Copa de 2006
13. Cidade


Um comentário:

Anônimo disse...

Boa^^