18 de janeiro de 2010

Entrevista com a banda Charme Chulo



Olá, queridos fregueses do nosso Boteco!
É com muita honra que
publico aqui uma entrevista que fiz com Rony, baterista de uma das bandas mais criativas do rock brasileiro, a caipiríssima Charme Chulo! O grupo paranaense que lançou seu novo álbum, "Nova Onda Caipira" em outubro de 2009, é considerado uma revelação na cena independente.
Para os que ainda não conhecem, acesse os links da banda no final da entrevista; e claro: não deixe de ver as resenhas e músicas para download da banda aqui no Boteco em Paris!
Segue abaixo a entrevista na íntegra.



01.
O Charme Chulo começou com um projeto do Igor e Leandro, que são primos, não é? Fale um pouco sobre este início e do processo de mudança na formação da banda.
Rony (Charme Chulo): Isso mesmo! Ambos são nascidos em Maringá - interior do Paraná. No início já em Curitiba, antes mesmo do CC, eles haviam montado uma banda de Punk Rock, mas nem chegou a sair da garagem e com o tempo eles acabaram sentido a necessidade de fazer algo mais brasileiro, montar uma banda que pudesse ter alguma forma de expressão Paranaense na cena musical. Daí então, surgiu a ideia de incrementar a banda com a viola caipira que é um instrumento tipicamente brasileiro e tocado em muitos Estados do país. A viola, o caipira é o nosso folk!
Gravar um disco, um bom disco, é um trabalho árduo e estressante para qualquer músico ou banda, e isso é normal mesmo! E com o nosso disco, o "Nova Onda Caipira (Out/2009)" não foi diferente e acredito que isso foi acumulando um certo desgaste por todos da banda o que acabou acarretando na saída do então baixista Perterson Marconi que decidiu sair da banda após as gravações, tem uma letra assinada por ele no disco, inclusive.
Com a saída do Peterson, convidamos o Marano (Luciano Aires no batismo), grande baixista e amigo que veio de Rolândia no interior do Paraná e já havia tocado em vários outros projetos na cidade, mas como o Marano está envolvido em um novo projeto ele só poderia tocar conosco até o final do ano (2009). Mas antes de sair da banda nos indicou um outro grande musico formado pela faculdade de música em Londrina mas que também é de Rolândia, o Luciano Assumpção que assumiu o baixo em Outubro de 2009 acabou saindo com a gente em uma turnê de 30 dias pelo país, tocou no lançamento do disco e concretizou de vez a sua entrada na banda. Foi tudo tão rápido que nem deu tempo de sentir falta da saída do Peterson. (risos)


02. Quando lançaram o primeiro EP em 2004, como foi a recepção dos "rockeiros convictos"? Rolou algum tipo de preconceito com o estilo da banda?
R: Então, o Charme Chulo vem com essa proposta de fundir o Rock com a música Caipira de raíz e que é bem inusitada por sinal, isso sempre acaba causando um certo estranhamento por muitos "rockeiros convictos" que não estão acostumados com a ideia ou que tem seu gosto um tanto limitado. Consideramos a música que fazemos um "Rock Caipira" pois é o termo que mais se associa a ideia da banda, e não somos os únicos, em Piracicaba tem o pessoal da banda "Os Pamonheiros" que representa muito bem o estilo e é diferente do Charme Chulo, vale a pena conferir. Eu acho que o termo "Caipira" assusta o roqueiro/indie mais xiita assim como o termo "Rock" acaba assustado o matuto admirador da clássica música caipira. Ainda hoje temos que abrir o caminho "no peito". (risos)


03. O primeiro disco de estúdio foi essencial para firmá-los na cena independente. Conte um pouco sobre a gravação dele e da parceria com Eduardo “Xuxu”.
R: O "Xuxu" é um admirador da banda, o Charme Chulo chegou a dividir o palco com o Pipodélica (sua extinta banda) algumas vezes e o Xuxu sempre demonstrou um interesse em trabalhar conosco. Foi desse interesse que surgiu o convite dele para gravarmos o nosso então primeiro disco num estúdio lá em Florianópolis, o estúdio AML que tem Alexei Leão como responsável. Passamos alguns bons meses gravando o disco em Santa Catarina, aprendemos bastante, produzimos o disco junto com o Xuxu, o Alexei também tem sua ponta de participação no disco e acabamos firmando uma boa parceria, além da amizade que já semeamos há algum tempo.


04. Em pouco tempo, vocês já foram tidos como "revelação do rock nacional" e, mais do que isto: responsáveis por uma "revolução" no rock brasileiro. Por tratarem de temas tão regionais, foi um orgulho ver o nome "Charme Chulo" circulando por grandes meios, como MTV, Folha de São Paulo e tantos outros, levando a cultura caipira pelo Brasil a fora?
R: SIM, COM TODA CERTEZA.. Difundir a banda e a música caipira sempre foi pretensão da banda, até mesmo pelo fato que eu já citei na outra pergunta o Caipira é o nosso folk, e ver essa ideia esse "Charme Chulo" circulando por aí nos deixa muito contentes, porém com os pés no chão, tem muito trabalho ainda a ser feito, queremos ampliar os horizontes e difundir mais ainda, tem muito preconceito a ser quebrado!


05. Como sabe, o grande Mazzaropi, ícone da cultura caipira e personagem de um grande hit da banda, cresceu e viveu por muito tempo em Taubaté, aqui no Vale do Paraíba. Lembro-me de um show de vocês em 2008, em São José dos Campos, no Hocus Pocus. Como foi tocar por aqui? Vocês tiveram outras oportunidades de tocar aqui no Vale do Paraíba, terra do ilustríssimo Mazzaropi?
R: Foi muito bom nosso show no Hocus Pocus, passaram-se dois anos, está mais do que na hora de voltarmos e gostaríamos muito disso, alías a banda é sempre bem recebida pelo público do interior paulista. Não tivemos uma outra oportunidade de voltar a SJC. Este ano estamos trabalhando para dar mais atenção a este público que sempre nos recebe muito bem, queremos uma nova data pra tocar em SJC e já estamos entrando em contato com o pessoal do Hocus Pocus. além de outras cidades também como Jundiaí, Taubaté, Santos são cidades que a banda nunca tocou, se pudermos vamos tocar em todo o Vale do Paraíba (alô alô produção!)... hehehe.


06. O lançamento do novo disco, "Nova Onda Caipira" já despertou a atenção de muita gente, arrancando elogios efusivos da crítica especializada. Senti que ele está ainda mais próximo das raízes caipira, dos costumes regionais. A intenção era mesmo essa?
R: Sim, a intenção foi essa! O primeiro disco ele é mais rock, um rock mais moderno com pitadas da musica caipira, não há uma homogeneidade entre os estilos achamos que havia pouco dos elementos da musica caipira, percebendo isso no novo disco decidimos deixa-lo mais homogênio com mais elementos da musica caipira (da primeira a última música do disco), mais viola, trabalho das vozes, arranjos enfim..deixamos ele mais rock, um rock "cru" mais próximo da música caipira, acreditamos que este disco esta mais definido neste ponto, do começo ao fim do disco sentimos esse equilibrio, está mais a cara e a ideia da banda. É a nossa nova onda... (risos)


07. Quais são os próximos planos da banda para 2010?
R: Bem, trabalhamos muito em 2009: gravamos um grande disco, produzimos um clipe, fizemos dois shows de lançamento com grande produção - que envolveu uma equipe maior do que a banda costuma a trabalhar -, um em Curitiba no SESC da Esquina e outro em Sâo Paulo no SESC Vila Mariana, crescemos e aprendemos muito profissionalmente.
O clipe já foi lançado oficialmente no youtube em 01 de Janeiro deste ano, o disco foi lançado em Outubro do ano passado, está tudo recente ainda, vamos trabalhar em cima da divulgação do novo disco e nosso plano crucial para 2010 é nos mudarmos para São Paulo ainda no começo do ano (até Março já estaremos fixos em SP), vamos morar os quatro juntos e trabalhar ainda mais na divulgação para que o "Nova Onda Caipira" seja reconhecido mais ainda. De hoje não passa! (risos)


08. Gostaria de agradecer muito à você e ao Charme Chulo pela entrevista. Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho e dizer que foi um grande prazer e uma enorme honra para mim, fã assumido (risos), e para o "Boteco em Paris". Gostaria que deixasse uma mensagem final para o pessoal que visita o nosso blog. Valeu!
R: Bom, primeiro de tudo Danilo, a gente não deve esquecer de agradecer ao trabalho de pessoas como você (s) que ajudam a divulgar o trabalho da banda, que nos apoiam e nos dão forças, é essa atitude e essa força que nos fazem continuar. As bandas "independentes" em geral, na verdade são muito dependentes desse tipo de pessoas. E em 2010 queremos convidar todo mundo pra curtir essa nova onda... A Nova Onda Caipira!!! (risos)

//


Links:
Site Oficial: http://charmechulo.com.br
Myspace: http://www.myspace.com/charmechulo
Tramavirtual: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=11488
Twitter: http://twitter.com/charmechulo

Nenhum comentário: